Você sabe se sua hélice é correta para seu tanque?
Recebemos diversos e-mails dos quatro cantos do país, perguntando como conseguir otimizar o funcionamento para evitar os desgastes prematuros das hélices sem comprometer a dispersão.
O custo da manutenção, a vida útil e a disponibilidade full-time dos equipamentos tem sido a grande preocupação da indústria nacional. Atualmente os gastos com manutenção atingem em média 4,3% do faturamento bruto das empresas e a disponibilidade operacional fica em média 89% (Abraman). Antes de tudo, um ponto muito importante que se deve observar para obter uma boa dispersão é a relação entre o disco dispersor, o tacho a ser utilizado, quantidade e/ou volume do produto a ser disperso, rotação e a potência do motor.
Uma dispersão adequada deve possuir a velocidade periférica entre 18 a 30 m/s. Uma boa dispersão pode ser conseguida também entre 15/25 m/s. O sentido horário é o correto para gerar o cisalhamento, ocasionando um desempenho de dispersão eficiente.
No disco dispersor temos dois ângulos nos dentes. O maior e menor. O ângulo menor sempre rotacionará no sentido horário. Ou seja, o disco deverá ser fixado com a parte do ângulo maior sempre para o lado esquerdo. Ocasionando o atrito mecânico, gerando o cisalhamento. Uma vez na velocidade adequada e com toda a carga dispersando, o ideal é que se forme um vortex na região do disco deixando-o com cerca de 1/3 do seu diâmetro aparente para uma boa dispersão.
Os sistemas mais modernos, como é o caso das Masseiras da Netzsch e SEMCO, trabalham com dois ou quatro discos de dispersão em um só recipiente (Tacho) para suprir todas as necessidades na dispersão.
Hélices mais solicitadas laboratório e fabril:
Diâmetro do Disco (mm) Volume de Dispersão
45 ate 900ml
75 ate 5 litros
90 ate 18 litros
120 ate 50 litros
200 ate 200 litros
Assim as medidas a serem dimensionadas para uma dispersão com um disco cowles de 30 cm de diâmetro, seriam:
• Rotação do motor: 1800 rpm – deve-se sempre calcular a amperagem gerada pelo motor na dispersão para dimensionamento do sistema elétrico.
• Velocidade periférica considerada: 28 m/s
Obs.: O diâmetro do disco deve ser sempre próximo de 1/3 ou 1/4 do diâmetro do tacho.
• A distância do disco ao fundo do tacho deve ser de 1/2 diâmetro do disco ou o próprio diâmetro do disco.
Responsável pelo Conteúdo
Henrique Linhares (Gerente de Vendas)
Desde janeiro de 2017 oriento todos os meus esforços em empreender na Só Hélices. Uma startup paulista que desenvolve misturadores inteligentes para facilitar a vida de quem produz no Brasil. Um salve para todos os empreendedores do Brasil. É para frente é que se anda.
E-mail: henrique@sohelices.com.br / 11 98478-7001 (WhatsApp/Celular)
Espero seu contato! Abração!