Misturador de laboratório na Engenharia USP
É com grande orgulho que anunciamos que nossa tecnologia de alta homogeneização e dispersão, utilizada em misturadores laboratoriais, foi fundamental para pesquisas conduzidas no ARGILAB (Laboratório de Argilas do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais) e EPUSP.
Em 2019, fornecemos três misturadores para essas instituições, demonstrando nosso compromisso com a excelência em inovação e suporte à pesquisa.
Como utilizam os misturadores de laboratório?
As hélices fornecidas estão sendo utilizadas na preparação e homogeneização de dispersões aquosas de argilas pela doutoranda Mestre Engenheira Margarita Rosa Bobadilla Zimmermann, em estudos que visam a intercalação de materiais bactericidas nos espaços lamelares dos argilominerais, visando seu uso na liberação controlada.
“Atualmente as argilas do Brasil, possuem muitos usos, tais como recobrimento e carga de papel, agentes tixotrópicos para fluidos de perfuração de poço petroleiro e aditivos reológicos para tintas. Pretendemos descobrir outras atividades e aplicações para argila brasileira, gerando valor agregado e aumentar suas aplicabilidades para o mercado”, afirma a mestre Zimmermann.
O misturador de laboratório é um Kit composto por uma Hélice Híbrida Balanceada e uma Haste de Fixação estabilizada, fabricadas em aço inox Aisi 316L. Através do formato dos dentes inclinados a 45º por 90º, criam um fluxo radial do fluido no interior do Becker, promovendo o deslocamento de massa linear e potencializando a delaminação dos agregados argilosos.


O que é a Argila Brasileira
As argilas podem ser consideradas um tipo de rochas sedimentares constituídas basicamente por argilominerais. Quimicamente são silicatos de alumínio hidratados, possuem partículas anisométricas e microscópicas, geralmente com morfologia lamelar ou tubular.
Geralmente apresentam plasticidade quando em mistura com água e adquirem dureza após serem queimadas. As argilas, além dos argilominerais, apresentam impurezas e para diversos usos devem ser submetidas a processos de beneficiamento. Existem diversos tipos de Argilas Industriais.
No ARGILAB estudam-se mais as bentonitas, contendo argilominerais esmectititos e os caulins, contendo a caulinita como argilomineral principal, visando entre outros usos a liberação controlada de fármacos e de fertilizantes.
O que é a Engenharia Metalúrgica de Materiais (PMT)?
O Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PMT) é responsável por ensinar engenheiros de materiais e metalurgistas na Escola Politécnica. O Departamento está localizado em um prédio próprio e abrange uma área de 6.700 m2. Os laboratórios ocupam uma área de aproximadamente 2.500 m2 e a biblioteca 261 m2 (que possui 5.830 livros e 556 teses ou dissertações), o restante sendo dividido entre a oficina mecânica, salas de computação, salas de aula, anfiteatro, salas de professores e secretaria.
O Departamento mantém convênios com agências privadas e estatais e agências de desenvolvimento como meio de condução de pesquisa, serviços de consultoria, cursos de educação continuada e atividades de treinamento orientada para a reciclagem da experiência dos profissionais que trabalham na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica.
O objetivo dos programas é de produzir recursos humanos de primeira classe, particularmente professores e pesquisadores.
FOTOS DOS MISTURADORES DE LABORATÓRIO ENVIADOS:



Fotos dos nossos misturadores no laboratório da USP






