Case: Misturadores de amaciantes e desinfetantes para a Questo Bene.
Resumo: Fabricamos misturadores de amaciantes e desinfetantes para a Questo Bene de Caxias do Sul. Recomendamos discos cowles para melhorar a homogeneização em caixas ‘dágua e tanques de PP.

Misturadores de amaciantes e desinfetantes para a Questo Bene em Caxias do Sul.
Após uma análise detalhada do caso, nossa equipe desenvolveu uma solução utilizando duas hélices Cowles de 180mm, confeccionadas em Inox AISI 304 e com certificação ambiental. Esse ajuste permitiu a melhoria da homogeneização sem impactar significativamente o orçamento do cliente, eliminando os coágulos e estabilizando o processo de produção.
Recomendamos a tecnologia uAlph-ARA ou Defloculadora para uma emulsão lenta e profunda, onde os aditivos melhoram a estabilidade, a eficácia da base, e também da aplicabilidade.
“A boa homogeneização de agentes catiônicos é fundamental para neutralizar a carga elétrica negativa dos tecidos, proporcionando maciez e reduzindo a estática”, afirma Henrique Linhares (Gerente de Produtos da Só Hélices).
Detalhes do trabalho:
- Cliente: Questo Bene / www.questobene.com.br
- Segmento: Produtos de Limpeza
- Produto: Amaciantes Concentrados e Desinfetantes
- Local: Caxias do Sul, RS
- Equipamentos Instalados: Hélices Dispersoras de 180mm
Formulação do Amaciante:
As aletas do misturador Cowles foram aprimoradas para potencializar a desestabilização molecular e quebrar todos os coágulos durante a mistura de amaciantes.
Fórmula para base concentrada de amaciante | 10KG de Base.
Ingrediente | Quantidade |
---|---|
Álcool Cetoestearílico | 3500 g |
Polysoft TEQ 90 | 700 g |
Álcool Etílico Anidro | 1500 g |
Poly AE 101 | 50 g |
Polybac 8D | 20 g |
Polydisperse HEDP | 20 g |
Poly RM 55 | 200 g |
Água Potável | 4010 g |
Para transformar essa base concentrada em amaciante líquido, você precisará diluí-la em água e adicionar fragrância.
Ingredientes para 10Kg de amaciante líquido:
Ingrediente | Quantidade |
---|---|
Base para Amaciante | 300 g |
Poly AE 101 | 35 g |
Polybac 8D | 20 g |
Fragrância (Essência) | qs |
Corante | qs |
Água Potável | 9645 g |
Essa fórmula permite a produção de grandes quantidades de amaciante industrial concentrado, que pode ser usado tanto para uso pessoal quanto para venda.
O Problema na Mistura de Amaciantes
Durante a produção, o aumento da rotação do motor para fragmentar coágulos resultava em uma insuflação negativa, comprometendo a homogeneização e, consequentemente, o envase. O cliente precisava manter a hélice existente para evitar custos adicionais, buscando uma solução que melhorasse a mistura sem necessidade de substituição do equipamento atual.
Resumo do Trabalho Realizado
A Questo Bene confiou na Só Hélices para melhorar o processo de produção sem comprometer os investimentos anteriores. Com nossa experiência, conseguimos entregar uma solução econômica e eficiente, fortalecendo nossa parceria e contribuindo para a evolução da produção de amaciantes concentrados em Caxias do Sul.
Sobre a Questo Bene:
A Questo Bene é uma empresa de produtos de limpeza localizada em Caxias do Sul, especializada na produção de amaciantes concentrados. O empresário Fábio procurou nossa equipe devido a desafios de homogeneização em um tanque de 1000 litros, onde ocorriam problemas de formação de coágulos que dificultavam o processo e prejudicavam a estabilidade do produto.