O que é tinta e qual sua composição?

O que é tinta e qual sua composição?

Como fazer tinta e composição

 

O Brasil é o sexto maior mercado mundial para tintas. Conheça algumas técnicas e segredos para auxiliar você explorar este promissor segmento.

Um dos maiores mercados mundiais para tinta, o Brasil, abriga boa parte dos grandes produtores mundiais, tanto na fabricação de tintas, como na de seus insumos, além de ter uma significativa indústria nacional. O país é um dos 5 maiores mercados mundiais no segmento de tintas, tendo movimentando US$ 3,03 bilhões em 2009 e produzido cerca de 1,232 bilhões de litros de tintas no mesmo ano. É um mercado muito grande e que tem muito potencial de crescimento ainda, uma vez que o consumo brasileiro de tintas per capita foi de apenas 7 litros por habitante, contra os mais de 20 litros/habitante que os principais países da Europa, Ásia e América do Norte
apresentam.

Abaixo listamos algumas das principais características das tintas.

 

          Índice

  1. O que é Tinta
  2. Video de Fábrica Completa
  3. Equipamentos para fabricar tintas
  4. Principais empresas de equipamentos para fabricar tintas
  5. Quanto custa fabricar sua tinta
  6. Video dos equipamentos funcionando
  7. Composição Básica da Tinta
  8. Lista de Matérias Primas
  9. Tabela de Preços Linhas
  10. Lista com os principais fabricantes de tintas do Brasil

 

 

 

 

1 – O que é tinta, qual a sua composição?

Há diversas maneiras de se definir o que é “tinta”. No dicionário Aurélio, por exemplo, um dos significados encontrados para “tinta” é “substância química corante, que adere à superfície a qual se aplica e é usada para a pintura”. Uma definição bastante simples e didática, porém, restrita para quem pretende se aprofundar mais no assunto.

Se procurarmos uma explicação mais abrangente, recorrendo a um bom livro especializado, poderemos encontrar algo como “tinta é uma composição líquida, geralmente viscosa, constituída de um ou mais pigmentos dispersos em um aglomerante líquido que, ao sofrer um processo de cura quando estendida em película fina, forma um filme opaco e aderente ao substrato”. Eis uma explicação mais ampla, ótima para que entende muito do assunto ou já trabalha na área. No entanto, pode ser um tanto complexa demais para uma pessoa que está tendo seu primeiro contato com esse universo.

Mas, afinal, como podemos obter uma definição clara e, ao mesmo tempo, abrangente sobre tintas? Vamos por etapas. Em primeiro lugar, extraímos o caráter didático do Aurélio e a complexidade do livro especializado e chegaremos ao um conceito um pouco vago, mas importante sobre tinta, algo como: “tinta é uma mistura de um líquido e um ou mais pós coloridos”.

Avancemos para a segunda etapa. Para compreendermos o que é tinta, precisamos entender o que é este “líquido” e estes “pós coloridos”. Ou seja, precisamos saber qual é a composição da tinta, do que ela é feita. Sem isso, qualquer definição estará incompleta.

Tinta é uma composição química, pigmentada ou não, que após sua aplicação se converte em um revestimento, proporcionando às superfícies: acabamento, resistência e proteção.

Dentro do conceito de tintas sabemos que por trás dela existe todo um trabalho e que o princípio dela é a formulação. O tempo mais produtivo e gasto em qualquer tarefa é, sem dúvida, aquele dedicado ao planejamento antes do início das etapas necessárias para sua execução. Na prática, o bom plano reduz o tempo total para solução do problema. Não existe uma tinta perfeita. Existe um equilíbrio das propriedades, e se essas propriedades não estiverem em equilíbrio isso acarretará em defeitos nas tintas, que podem ser minimizados se forem visados e analisados no início.

Sob o binômio custo / benefício, as tintas constituem provavelmente o produto industrial mais efetivo no nosso mundo. Por exemplo, uma tinta com espessura de 75 microns representa somente 0,8 % do valor total de um carro médio e ainda assim o protege da corrosão, provê cor e aspecto de beleza. Uma tinta com espessura de um décimo de um fio de cabelo humano protege a lata de alimento da corrosão, mantém o sabor, embeleza a lata, tudo a custo não superior a 0,4 % do custo total de venda ao consumidor.

Para produzir tintas, alguns fatores são fundamentais, como: veículo fixo, pigmentos, solventes, aditivos e equipamentos. Com o objetivo de atender aos requisitos técnicos, esses itens são rigorosamente selecionados de maneira qualitativa e quantitativa. Foque em resistência a intempéries. A ação do intemperismo sobre os materiais causa danos indesejáveis. Bom alastramento e ótima resistência também ao mofo. Tanto em superfícies externas e internas de madeira, metais, alumínio e alvenaria. Sempre.

 

Composicao-das-tintas

Componentes das Tintas

 

Pigmentos

Os pigmentos são substâncias sólidas, finamente divididas, partículas entre 0,05µm e 5µm, não voláteis e insolúveis (com exceção do corante) no meio. Material utilizado com a finalidade de promover cor, opacidade, consistência, durabilidade e resistência à tinta.

Os pigmentos podem ser:

• Orgânicos.
Exemplos: ftalocianinas azuis e verdes, quinacridonas violeta e vermelha.

• Inorgânicos
Exemplos: dióxido de titânio, óxidos de ferro, caulim caulim calcinado.

 

Resina

A resina é o aglutinante das partículas sólidas e devido a sua composição tornase a principal responsável pela formação do filme. Nas tintas imobiliárias, as resinas podem ser classificadas de acordo com o solvente utilizado. Em tintas à base de água, as resinas mais utilizadas são os látex vinílicos (também conhecida como acetato de polivinil – PVA) e acrílicos, enquanto nas tintas à base de solvente orgânico são as resinas alquídicas, também conhecidas no mercado por esmaltes sintéticos. A composição destas resinas, está relacionada com as propriedades das tintas como resistência, aderência, flexibilidade e durabilidade, tornando a resina o principal componente da tinta.

Não-volátil, conhecida como ligante. Também chamada de veículo sólido. Responsáveis pela maioria das características físicas e químicas. Exemplos: fenólicas, epóxi-fenólicas, alquídicas e acrílicas.

 

Solventes

Utilizados para dissolver a resina e proporcionar viscosidade adequada para a aplicação das tintas, os solventes são produtos que necessitam de uma escolha adequada para um melhor aproveitamento. Um bom solvente deve apresentar baixo ponto de ebulição, neutralidade, estabilidade química, alta solubilidade, cheiro ligeiro ou inodoro, baixa toxicidade entre outras. Solventes com essa classificação, podem além de homogeneizar a resina, contribuir para o nivelamento, ajustar as propriedades de cura permitindo a formação adequada do filme e influir na aparência final da tinta, como o brilho.

Existe uma grande variedade de solventes orgânicos empregados nas tintas, no entanto, as classes de solventes orgânicos mais utilizadas são os hidrocarbonetos, solventes oxigenados e solventes clorados. A maioria destes solventes apresentam COVs e apenas um número limitado destes solventes são adequados para revestimentos

O principal objetivo do solvente é ajustar as propriedades de cura e a viscosidade da tinta. É volátil e não se torna parte do filme seco da tinta. Também controla a reologia e as propriedades da aplicação e afeta a estabilidades da tinta enquanto esta se encontra no estado líquido. A maioria dos solventes orgânicos utilizados nas tintas é prejudicial à saúde

Auxiliam na solubilização da resina e no controle da viscosidade da tinta
• Solventes verdadeiros: miscíveis em qualquer proporção
• Solventes auxiliares: aumentam o poder de solubilização do solvente verdadeiro
• Falso solvente: baixa miscibilidade, reduz o custo final das tintas
• Veículo volátil, incolor e neutro.
• Melhora a viscosidade, facilitando a aplicabilidade das tintas e aumentando a aderência ao substrato.

 

Aditivos

Os aditivos compreendem uma enorme quantidade de componentes, que quando incorporados às tintas em pequenas proporções, normalmente menores que 5%, conferem-lhe importantes propriedades.

Conferem importantes propriedades:
• Secantes;
• Catalisadores;
• Antipeles;
• Espessantes;
• Antiescorrimento;
• Surfactantes;
• Dispersantes;
• Antiespumantes;
• Nivelantes;
• Biocidas;
• Estabilizantes de ultravioleta.

 

Breve Historia da Tinta

No Brasil, a primeira indústria de tinta foi fundada em meados de 1886 e se instalou na cidade de Blumenau. O grande avanço do século XX foi a produção e a comercialização das tintas solúveis em água que, inicialmente, eram constituídas de caseína e óleo, além de pigmentos, umectantes, emulsionantes e dispersantes. O início da comercialização das tintas látex ocorreu em 1950, sendo que as propriedades que as destacaram das tintas existentes na época foram fácil aplicação, durável, lavável e inodora. A partir da década de 50, com o desenvolvimento da indústria nacional, muitas resinas foram sintetizadas, surgindo tintas para as mais diversas aplicações.

 

2 – Assista ao vídeo da planta completa de fabricação de tintas:

 

3 – Equipamentos para Fabricação de tintas:

A produção de tintas constitui um processo muito simples de mistura de matérias-primas. A mistura é feita em masseiras industriais, popularmente conhecidas como tanques agitadores e misturadores.

A mistura uniforme das matérias-primas, através dos tanques agitadores, influencia diretamente na qualidade do produto final. Os sistemas de mistura de média e alta viscosidade, como são conhecidos os processos dos tanques, caracterizam-se pela alta capacidade de rendimento e por uma enorme variedade de fórmulas de produto que podem ser fabricadas.

No caso de mudanças frequentes de fórmula, ou de utilização de diversos ingredientes, os sistemas de mistura em batelada oferecem a combinação perfeita de flexibilidade, homogeneidade de misturas e economia. Com uma Batedeira é possível produzir massa acrílica, textura, grafiato, além de tintas, esmaltes e revestimentos em geral. É uma máquina rotativa destinada a promover a mistura de produtos em fase líquida. Basicamente, é composta de um eixo com um elemento de mistura, denominado impelidor. Utiliza uma hélice bem característica, conhecida como disco dispersor do tipo cowles. Atualmente é o melhor elemento para alta homogeneização do mercado. Os demais componentes de um agitador são o motor, o sistema de redução de rotação, o sistema de selagem, o flange ou placa base de apoio.

 

Melhor hélice para dispersar tinta:

A hélice dispersora do tipo cowles atualmente é o melhor elemento catalizador para alta eficiência em dispersão na fabricação de tintas, texturas e massas. Elimina completamente os pontos mortos, grumos/grânulos e elementos mal dispersos. Criando um produto homogêneo e totalmente estável.

As aletas balanceadas e simétricas, promovem o maior deslocamento de massa por centímetro cúbico (cm3) do mercado. Além de potencializar a eficiência energética do equipamento, minimizando o custo de amperagem hora/pólo através de uma transladação ativa da matéria prima.

Hélice para dispersar tinta

 

Dispersores tipo cowles para fabricar tintas:

Dispersor-Master-Mill-Netzsch Dispersor-de-tintas-tipo-cowles3
 Dispersor-de-tintas-tipo-cowles2  Dispersor-de-tintas-tipo-cowles4

 

4 – Principais fabricantes de equipamentos:

mp_caderaria

MP Calderaria
www.mpcaldeiraria.com
Atendimento: (11) 4486-5679 / (11) 98778-0591
Email: mpcaldeiraria@hotmail

WhatsApp: 98644-1095

netzsch

Netzsch
www.netzsch-grinding.com/pt
Atendimento: 47 3387-8222
Email: info.ndb@netzsch.com

etl

ETL Engenharia
www.etlengenharia.com.br
Atendimento: (11) 3081-7857
Email: contato@etlengenharia.com.br

semco

Semco
www.semcoequipamentos.com.br
Atendimento: (11) 3576 2000 ou (11) 3576-2100
E-mail: vendas@semco.com.br

grabe

Grabe
www.grabe.com.br
Atendimento: (11) 4524-2904
E-mail: vendas@grabe.com.br

agitec

Agitec
www.agitec.com.br
Atendimento: (11) 5548-9844
Email: vendas@agitec.com.br

consolid

Consolid
www.consolid.com.br
Atendimento: (11) 5531-0244 ou 5533-5090
E-mail: consolid@consolid.com.br

so-tanques

Só Tanques
www.sotanques.com.br
Atendimento: (11) 2917.0899
E-mail: sotanques@sotanques.com.br

nishiki

 Nishiki Indústria
www.nishiki.com.br
Atendimento: (41) 3668-6584
E-mail: contato@nishiki.com.br

agimix

Agimix
www.agimix.com.br
Atendimento: (16) 3664-0881 / 3664-5427
Email: contato@agimix.com.br

Veja a lista completa de fabricantes de agitadores, misturadores e batedores industriais.

 

5 – Quanto custa fabricar sua própria tinta?

LINHAS R$/L R$/Kg BALDE 18L VALOR TOTAL
Econômica R$ 1,12 R$ 0,86 R$ 8,50 R$28,28
Standard R$ 1,56 R$ 1,21 R$ 8,50 R$ 36,33
Premium Fosco R$ 1,95 R$ 1,71 R$ 8,50 R$ 47,83
Premium Semi-Brilho R$ 3,31 R$ 2,80 R$ 8,50 R$ 67,30
Esmalte Base Água R$ 3,78 R$ 3,15 R$ 8,50 R$ 76,54
Selador Acrílico Pigmentado R$ 0,86 R$ 0,62 R$ 8,50 R$ 23,98
Fundo Preparação de Paredes R$ 0,88 R$ 0,88 R$ 8,50 R$ 24,34
Massa Corrida PVA Peso 27kg R$ 0,38 R$ 8,50 R$ 18,76
Massa Acrílica Peso 27kg R$ 0,78 R$ 8,50 R$ 29,56
Massa Drywall Peso 27kg R$ 0,85 R$ 8,50 R$ 31,45
Textura Lisa Interior Peso 27kg R$ 0,62 R$ 8,50 R$ 25,24
Textura Lisa Exterior Peso 27kg R$ 0,82 R$ 8,50 R$ 30,64
Grafiato Peso 27kg R$ 0,72 R$ 8,50 R$ 27,94
Grafiato Hidro Repelente Peso 27kg R$ 0,78 R$ 8,50 R$ 29,56
Tinta Piso Acrílica R$ 2,27 R$ 1,65 R$ 8,50 R$ 49,36
Esmalte Óleo Sintético R$ 3,72 R$ 3,76 R$ 8,50 R$ 74,91

 

Tabela de valores baseada na pesquisa junto aos principais fornecedores da indústria de Tintas e Vernizes

 

Linha Econômica

R$ 1,12 o litro produzido
R$ 0,86 o quilo produzido

Valor total: R$ 20,16

Balde: R$ 8,00
Lata: R$ 28.16

Linha Standard

R$ 1,56 o litro produzido
R$ 1,21 o quilo produzido

Valor total: R$ 28,08

Balde: R$ 8,00
Lata: R$ 36.08

Linha Premium Fosco

R$ 1,99 o litro produzido
R$ 1,92 o quilo produzido

Valor total: R$ 37,10

Balde: R$ 9,00
Balde: R$ 8,10
Lata 18L: R$ 12,32
Lata 3,6L: R$ 3,89

 

6 – Vídeos do dispersor tipo cowles fabricando tintas:

 

Vídeos da hélice dispersora do tipo cowles:

 

7 – Composição Básica da Tinta

A tinta é composta, basicamente, das seguintes substâncias: pigmento, veículo ou aglutinador, solvente ou redutor e aditivo. O pó colorido presente na mistura que constitui a tinta é denominado pigmento. O líquido que contém o pigmento e o torna fácil de se espalhar é chamado de veículo ou aglutinador. Uma boa tinta deve possuir inúmeras características, porém, existem fatores fundamentais que atestam a qualidade de uma tinta, tais como: a intensidade da sua cobertura, capacidade por espessura (rendimento), estabilidade durante o armazenamento, secagem, aderência, viscosidade e etc.

 

8 – Lista de Matérias Primas:

– Água
– Dispersante de cargas minerais
– Dispersante secundário
– Umectante de cargas
– Nitrito de Sódio
– Espessante de Acrílico
– CMC
– Éter de Celulose
– Alcalizante
– Bentonita
– Antiespumante
– Agalmatolito
– Talco
– Calcita Natural
– Calcita Micronizada
– Carbonato precipitado extra leve
– Dolomita
– Outras Cargas
– Dióxido de Titânio
– Aguarrás
– Emulsão Acrílica
– Emulsão Parafínica
– Coalescente  Nobre
– Coalescente Operacional
– Espessante Reológico
– Bactericida
– Fungicida
– Algicida
– Mascarante e Odorizante

 

l – Pigmentos
São divididos em dois principais: base e inerte. Pigmentos bases dão cor à tinta. Compostos de metais como o chumbo, já foram muito usados na fabricação de pigmentos bases. Atualmente, os fabricantes de tintas empregam sintéticos (substâncias artificiais) para a maioria dos pigmentos bases.
Os pigmentos inertes são materiais, como carbonato de cálcio, argila, silicato de magnésio, mica ou talco, que conferem maior durabilidade à tinta.

2 – Veículos ou Aglutinadores
Como o próprio nome diz, servem para aglutinar (unir) as partículas de pigmentos. Os veículos ou aglutinadores incluem óleos, vernizes, látex e resinas naturais e sintéticas. Por exemplo, um veículo de látex é obtido através da suspensão de partículas de resina sintética em água. Essa suspensão é chamada de emulsão. Tintas que utilizam esses veículos são denominadas tintas látex, ou emulsão. Quando um veículo entra em contato com o ar, seca e endurece. Essa ação transforma a tinta em uma película rígida que retém o pigmento sobre a superfície.

3 – Solventes
São adicionados à tinta para torná-la mais fluida. Algumas tintas são classificadas de acordo com o solvente. As tintas de látex, por exemplo, são diluídas com água e são chamadas tintas à base de água. Tintas insolúveis em água requerem solventes orgânicos, como subprodutos de petróleo. Essas tintas são denominadas tintas à base de solvente.

4 – Aditivo
Substância que, adicionada às tintas, proporciona características especiais às mesmas ou melhorias nas suas propriedades. Existe uma variedade enorme de aditivos usados na indústria de tintas e vernizes: secantes, anti-sedimentares, niveladores, antipele, antiespumante, etc.

 

9 – Tabela de Preços da linha Imobiliária

R$/L R$/Kg  LATA 18L VALOR TOTAL
 ECONÔMICA 0,97 0,74 R$ 7,95 R$25,41
 STANDARD 1,38 1,081 R$ 7,95 R$ 33,55
PREMIUM FOSCO 1,95 1,71 R$ 7,95 R$ 43,05
PREMIUM SEMI BRILHO 3,31    2,87 R$ 7,95 R$ 67,53
ESMALTE BASE ÁGUA 3,78 3,15 R$ 7,95 R$ 75,99
SELADOR ACR. PIGMENTADO 0,632 0,494 R$ 7,95 R$ 19,32
FUNDO PREP. PAREDES 0,88 0,88 R$ 7,95 R$ 24,34
MASSA CORRIDA PVA Peso 28kg 0,27 R$ 7,95 R$ 15,51
MASSA ACRÍLICA Peso 28kg 0,637 R$ 7,95 R$ 25,98
MASSA DRYWALL Peso 28kg 0,743 R$ 7,95 R$ 28,75
TEXTURA LISA INTERIOR Peso 25kg 0,50 R$ 7,95 R$ 20,45
TEXTURA LISA EXTERIOR Peso 25kg 0,69 R$ 7,95 R$ 25,20
GRAFIATO Peso 25kg 0,49 R$ 7,95 R$ 20,75
GRAFIATO  HIDRO REPELENTE Peso 25kg 0,65 R$ 7,95 R$ 24,75
TINTA PISO ACRILICA Peso 25kg 1,65 R$ 7,95 R$ 48,20
ESMALTE/ÓLEO SINTÉTICO 3,72 3,76 R$ 7,95 R$ 74,91

 

10 – Lista com principais fábricas de tintas do Brasil

 

 

Tintas Luztol

Luztol

www.luztol.com.br
Rua 14, S/N, Qd. 13 Lt. 08-40 – Polo Empresarial Goiás, 74985-220, Aparecida de Goiânia – GO
Tel: (62) 3269-0400 | 0800 62 4080

 

Tintas Real

Tintas Real

www.tintasreal.com.br
Rua Emília Golin, 600 – Bonsucesso, 07081-200 – Guarulhos – SP
Tel: (11) 2127-7325 | sac@tintasreal.com.br

 Tintas Anjo

Anjo Tintas

www.anjo.com.br
AC Rio Maína, 1165, Vl. Macarini, 88818-800 – Criciúma – SC
Tel: 48 3461 8000 | Fax: 48 3461 8001

 Akzonobel

AkzoNobel Ltda.

www.tintascoral.com.br
Rod. Raposo Tavares Km 18,5 – 05577-300 – São Paulo – SP
Tel: 11 2148-2000 | SAC: 0800-117711

 Tintas Basf

Basf S/A

www.basf.com.br
Av. Angelo Demarchi 123 -09844-900 – São Bernardo do Campo (SP) – Tel: 11 4347-1122 | SAC: 0800 117558

 Tintas Eucatex

Eucatex Distribuição e Logística Ltda

www.eucatex.com.br
Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1830 – Torre 1-12º andar – 04543-900 – São Paulo – SP
Tel: 11 3049-2218 | SAC: 0800172100

 Tintas Farben

Farben S/A

www.farben.com.br
Av. Amâncio Gaiolli, 725, Bonsucesso, Cep 07251-250, SP
Tel: (11) 4408-7004

 Tintas Futura

Futura Tintas

www.futuratintas.com.br
R. Panambi 225 – Cumbica – 07224-130 – Guarulhos – SP
Fone: 11 2462-2900 | SAC: 0800 773 2900

 Hidrotintas

Hidrotintas Indústria e Com. de Tintas Ltda.

http://www.hidrotintas.com.br
Av. Dr. Mendel Steinbruch 10500 – Pajuçara – 61932-971 – Maracanau – CE
Fone: 85 4009-1666 | Fax: 85 4009-1666

 Hydronorth Tintas

Hydronorth S.A

http://www.hydronorth.com.br 
Rod. Mello Peixoto, 656 – 86185-700 – Cambé – PR
Fone: 43 2101-2000 | SAC: 08007043303

 Tintas Ibratin

Ibratin Indústria e Comércio Ltda.

http://www.ibratin.com.br/
Av. Sinato 105 Ch. Maristela -07830-350 – Franco da Rocha – SP
Fone: 11 4443-1400 | Fax: 11 4443-1410

 Tintas Indutil

Indutil Indústria de Tintas Ltda.

http://www.indutil.com.br
R. Arinaia 265 – 03171-040 – São Paulo – SP
Fone: 11 2799-9299 | Fax: 11 2799-9280

 Tintas Iquine

Iquine

http://www.iquine.com.br
R. Porto Franco 325 – Prazeres -54335-020 – Jaboatão dos Guararapes – PE
Fone: 81 2101-4000 | SAC: 0800-9709089

 Tintas Valspar

Valspar

www.valspar.com.br
Estr. dos Casa, 5050 – Dos Casa, São Bernardo do Campo – SP, 09840-900 | Telefone: (11) 4358-9244

 Axalta Coating Systems Brazil

Tintas Axalta Coating Systems Brazil

http://www.axalta.com.br/
Av. Lindomar Gomes de Oliveira, 463 – Cumbica, Guarulhos – SP, 07220-900 | Telefone: (11) 2465-7566

 Tintas Killing

Killing S.A. Tintas e Solventes

http://www.killing.com.br
Av: 1º de Março, 3430 – 93322-270 – Novo Hamburgo – RS
Fone: 51 3586-8100 | SAC: 0800-8863434

 Lukscolor Tintas

Lukscolor Tintas

http://www.lukscolor.com.br
Estrada dos Casa, 2401 – Bairro dos Casa – 09840-000 – São Bernardo do Campo – SP
Fone: 11 4344-3841 | Fax: 11 4109-8699

 Tintas Brasilux

Brasilux Tintas

www.brasilux.com.br
Rua Bambozzi, 240/261, CEP 15990-668, Matão / SP – Tel: 0800.116003 | Email: brasilux@brasilux.com.br

 Tintas Maza

Maza Produtos Químicos LTDA

http://www.maza.com.br
Rua José Oleto, 1140 – Distrito Industrial II
13739-070 – Mococa – São Paulo
Fone: 19 3656-2570

 Montana Tintas

Montana Química S.A.

http://www.montana.com.br
Rua Ptolomeu, 674 – 04762-040 – São Paulo – SP
Fone: 11 5548-7344 | SAC: 0800-167667

 Nipponbee

NIPPON BEE DO BRASIL TINTAS ESPECIAIS LTDA

http://www.nipponbeechemical.jp
Rua Antônio Pinhata 19 – 13280-000 – Vinhedo – SP
Fone: 19 3876-6797

 PPG Tintas

PPG Industrial do Brasil – Tintas e Vernizes – Limitada.

http://www.ppg.com
Rod. Anhanguera, km 106 – 13170-970 – Sumaré – SP
Fone: 19 2103-6051 | SAC: 0800-512380

 Tintas Sayerlack

Renner Sayerlack S.A.

http://www.sayerlack.com.br/ 
Av. Jordano Mendes, 1500 – 07760-900 – Cajamar – SP
Fone: 11 2117 9000

 Tintas Resicolor

Resicolor Tintas Ltda.

http://www.resicolor.com.br 
Est. Geral Rio Jordão Km01, Cp 03 – Dist. Industrial -88860-000 – Siderópolis – SC
Fone: 48 3435-8000

 Tintas Sherwin Williams

Sherwin-Williams do Brasil Ind. e Com. Ltda

http://www.sherwinwilliams.com.br/
Av. Ibirama, 480 – 06785-300 – Taboão da Serra – SP
Fone: 11 2137-5000/5100 | Vendas: 11 0800-702-1719

 Skylack

Skylack Tintas e Vernizes Ltda.

http://www.skylack.com.br
Estr. do Jurimirim, 570 – Canjica – 13324-180 – Salto – SP
Fone: 11 4602-9090 | Fax:  11 4602-9099

 Tintas Hidracor

Tintas Hidracor S.A.

http://www.hidracor.com.br
Av. Mendel Steibruch km 06 – s/no – 61900-000 – Maracanau – CE
Fone: 85 4005-4200 | SAC: 0800-7034445

 Tintas Universo

Universo Tintas e Vernizes Ltda

http://www.universotintas.com.br/
Av. Alberto Jafet 400 -09951-110 – Diadema – SP
Fone: 11 4071-1655 | SAC: 0800 7711655

 Tintas Weg

Weg Tintas

http://www.weg.com.br
BR- 280, km 50 Caixa Postal: 33 – 89258-000 – Guaramirim – SC
Fone:  47 3276-5555 | SAC  47 3276-4000

 Tintas Renner

Tintas Renner

www.tintasrenner-deco.com.br

SAC: 0800 51 23 80

 Tintas Denver

Denver

www.denverimper.com.br
Av. Vereador João Batista Fitipaldi, 500, Vila Maluf, Suzano – SP

Fone: (11) 4741-6000 | SAC  47 3276-4000

 Toyo Ink - Brasil

Toyo Ink

www.toyoink.com.br

Rua Gustavo Henrique Meerson, 350, Parque Industrial III – Jundiaí – SP.

Fone: (11) 2923-5100 | Email: info@toyoink.com.br

 Indústrias Químicas Irajá

 Tintas Irajá

www.iraja.com.br
Rua Forte do Rio Branco, 619. CEP: 08340140 – São Mateus

Fone: (11) 2018-9999 | Email: iraja@iraja.com.br

 Tintas Horos

 Tintas Horos

www.horos.com.br
Rua Echaporã, 219 – Guarulhos – SP – CEP: 07224090

Fone: (11) 2487 3200  |  Email: horos@horos.com.br

Tintas Acrilex

 Tintas Acrilex

www.acrilex.com.br
Estrada Galvão Bueno, 5000, SBC – SP – CEP 09842-900

Fone: (11) 4397-9255

 Tintas Leinertex

Tintas Leinertex

www.leinertex.com.br
Alameda 21 de abril, àrea B. Jardim Eldorado- Aparecida de Goiânia – GO.

Fone: 0800 704 4244

 Tintas Fortex

Fortex Tintas

www.tintasfortex.com.br
Rodovia 4º Anel Viário, 1515 – KM9,5 – Distrito Industrial III – Maracanaú/Ceará · CEP: 61.930-220

Fone: (85) 3463-4646

 

8 thoughts on “O que é tinta e qual sua composição?

  1. BOM DIA, EU NÃO VI O PRINCIPAL QUE FOI A FUNÇÃO DAS CHAMADAS CARGAS MINERAIS E QUANTO AO GRAU DE CISALHAMENTO E DESGASTES QUE PODEM OCASIONAR NAS HÉLICES.

  2. Boa noite, tudo bem? Estou fazendo um trabalho na faculdade sobre a construção de uma empresa de tintas. E gostaria de saber como funciona o fornecimento das matérias primas e as bases de balanço de ingredientes para qualquer um dos inúmeros tipos de tintas. Um fluxograma de processo para que se possa ter um melhor entendimento da metodologia utilizada. Se possível. Agradeço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *