Melhore a eficiência do disco cowles em sua produção

Melhore a eficiência do disco cowles em sua produção

Como diagnosticar e melhorar a eficiência das hélices cowles?

Um disco agitador ou dispersor bem projetado tem melhor eficiência quando está trabalhando no regime correto. Em quase todas as fábricas essa eficiência fica sempre bem abaixo dos 100%, pois há vários fatores que influenciam o desempenho: o ângulo de ataque das pás, ou o ângulo entre a direção da velocidade resultante do escoamento e a direção de rotação das pás.

Define-se por dispersão toda e qualquer distribuição de certa substância em outra, de forma uniforme e homogênea. Normalmente, para se criar uma dispersão, é necessário acelerar as partículas presentes no meio líquido através de um elemento rotativo chamado de disco dispersor.

Os discos dispersores trabalham em rotação elevada com velocidades periféricas variando de 20 a 30 m/s. Tal velocidade é responsável por criar uma zona de atrito hidráulico de alta turbulência que, associada aos dentes existentes nesse disco, promovem a energia necessária para redução do tamanho das partículas e, assim, garantir a homogeneidade do produto final.

Outro ponto importante que deve ser respeitado para se realizar uma boa dispersão é a relação geométrica entre os diâmetros do tanque e o disco dispersor. A distância do disco ao fundo do tanque também deve ser observada com máxima atenção e varia conforme a viscosidade e o produto a ser disperso.

Movimento helicoidal de transladação da hélice cowles

disco_cowles_dente_inclinado2

 

posicionamento-da-helice_cowles posicionamento-da-helice_cowles2

 

Os equipamentos responsáveis por imprimir a rotação necessária nos discos são chamados de Dispersores, Tanques de Dispersão ou Tanques Agitadores. Podem ser encontrados em diversos formatos construtivos, com ou sem variação de rotação e (inversores de frequência). Normalmente com sistema de elevação para o melhor controle da altura do disco.

Muitos fabricantes reclamam da péssima qualidade dos discos de dispersão que são comercializados ultimamente no mercado. Constatamos que as principais reclamações para aquisição de um novo equipamento seriam: melhorar o tempo de vida útil, benefícios ao processo, flexibilidade na utilização de matérias primas e melhorias na qualidade do produto. E quase todos mencionaram quando optaram por um mais econômico baixando os custos, importando da China, o equipamento (hélice) durou menos da metade do tempo.

Movimento helicoidal do produto através das hélices

Trabalhando corretamente você aproveita melhor as matérias primas durante o  processo de produção. Aumenta o desempenho da dispersão. Economiza energia elétrica. Reduz o desperdício e ganha em vida útil dos seus equipamentos.

A produção enxuta, com o melhor aproveitamento dos equipamentos, trabalhando de acordo com a demanda, evitando desperdícios, tanto de produtos acabados como de matéria-prima, tornará sua fábrica extremamente rentável.

Confiabilidade, velocidade e flexibilidade no lugar de volume e custo. Think about.

 

efeito_vortex_dispersor_cowles

 

Veja o diagrama do disco cowles.

Leia o artigo sobre velocidade periferica. 

 

Efeito de vortex com base no cálculo exato do dimensionamento da hélice x relação geométrica entre os diâmetros do tanque.

 

Fabricamos os discos mais resistentes, estáveis e personalizados do país.

2 thoughts on “Melhore a eficiência do disco cowles em sua produção

    1. Fala Edu, boa noite.

      O valor do Disco Cowles de 100mm em aço inox é R$ 400,00.

      Nossa empresa é nova e já comercializamos mais de 1000 hélices desde janeiro de 2016. Trabalhamos uma demanda reprimida que vai de encontro justamente a real demanda do mercado. Temos preço, trabalhamos com estoque, condição e entregamos em qualquer capital até 48 horas.

      Ficarei muito feliz em ter uma oportunidade de trabalhar fornecendo hélices para sua empresa ou projeto pessoal.

      Considere a Só Hélices em seu processo concorrencial para fornecedor de disco dispersor e cowles.

      Forte Abraço, Pedro Lima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *