Maior disco dispersor do Brasil

Maior disco dispersor do Brasil

Tempo de leitura do artigo: 6 minutos

disco-dispersor-para-tintas-automotivas

 

Entregamos o maior dispersor de tintas do Brasil com dimensão de 770mm.

Em abril após meses de muito estudo, fabricamos o maior disco dispersor balanceado já produzido no Brasil. Com as aletas altas, a gigante, chega a 770mm, o que equivale ao diâmetro da roda de uma bicicleta para adultos. A hélice, que possui mais de 70 cm de comprimento e 70 cm de largura, é capaz de movimentar 14 toneladas de carga.

O disco dispersor de 770mm, uma hélice misturadora gigantesca de 21 quilos é, atualmente, o maior equipamento convencional para fabricação de tintas industriais do Brasil.

 

Cenário:

Em fevereiro fomos procurados por uma grande indústria do segmento de tintas automotivas para ajudarmos na otimização do processo de fabricação. Para a diretora administrativa, os últimos anos foram devastadores devido à concorrência chinesa, que inundou o mercado com tintas e matérias primas de qualidade relativamente inferior, fornecidas pela metade do preço no mercado brasileiro.

A empresa é de grande porte e exporta para toda a América Latina. Trabalha com vários tanques e tachos em diferentes proporções de tamanhos e capacidades. Porém, seu maior tanque estava equivocadamente dimensionado com duas hélices navais. Tornando impossível trabalhar com performance e promovia um excesso de espuma e 12 horas de trabalho contínuo por batelada.

 

Antes e depois da consultoria da Só Hélices

 

Desafio:

Depois de muito estudo técnico constatamos que seria necessário substituir as hélices navais por hélices de alta dispersão. Construimos um disco dispersor híbrido com aletas dimensionadas para equilibrar a dissipação de energia, que quando atuasse junto aos cavalos de força do motor, resultasse na melhoria da performance, evitando a sua substituição.

Também evidenciamos os esforços conjuntos a 6 mãos (Tecnologia + Laboratório + Cliente) para potencializar o processo dentro das especificações técnicas do cliente, ou seja, com diferentes configurações de matérias primas (densidades e viscosidades) e RPMs (Rotações por minuto). Um trabalho sempre orientado à indústria 4.0.

“Já produzimos hélices sob medida para laboratórios de várias universidades brasileiras como UFRJ [Universidade Federal do Rio de Janeiro], UFMG [Universidade Federal de Minas Gerais], UFRGS [Universidade Federal do Rio Grande do Sul], USP e UFPE [Universidade Federal de Pernambuco], porém, sempre é um enorme desafio encontrar a melhor solução para trabalhar em busca de performance. E conseguimos desenvolver o maior equipamento para fabricação de tintas do Brasil integralmente imerso à minimizar o tempo de produção”, afirma Henrique Linhares.

 

Assista o video:

 

O que é o Disco Dispersor?

O disco dispersor do tipo cowles é uma hélice misturadora de alta performance. A grande eficiência deve-se ao design especial de suas aletas impulsoras. O perfil de seus dentes aliado à alta velocidade gera uma ação mecânica direta, impondo uma velocidade extremamente alta ao material/fluido, criando uma intensa turbulência que envolve o equipamento. Através do movimento do disco, o material é centrifugado e, a medida que atinge altas velocidades, entra em choque com o produto de menor velocidade na periferia, provocando assim o “atrito hidráulico”. Este atrito é proporcionado pelo impacto entre as partículas e respectivo cisalhamento. O efeito deste atrito é obtido com eficiência máxima, quando utilizado o disco impulso.

A seleção adequada do disco impulsor e o correto dimensionamento do acionamento e do recipiente garantem a atuação desejada, com padrões de fluxo controlados, mesmo em viscosidades de até 50.000 centipoises.

A rotação do impulsor trabalha no sentido horário e anti-horário, na maioria dos casos, o dente da lâmina terá uma borda de ataque definida que entrará em contato com o produto primeiro em uma rotação no sentido de corte.

Definido em duas classes de grupo, há o disco dispersor para ambiente de produção e para escala laboratorial, como agitadores de laboratório.

 

Principais Caraterísticas:

Esse é um dos equipamentos mais usados em laboratório, pois serve para testar reações em pequena escala, maximizando a solubilização e dispersão. Equipamento muito solicitado em processos que exijam alto cisalhamento, dispersão, dissolução, emulsificação e desaglomeração.

– Alta eficiência produtiva e energética.
– Economia de mão-de-obra, espaço, tempo e energia.
– Limpeza e manutenção simples.
– Discos impulsores são facilmente removíveis do eixo para substituição.
– Apto para o processamento de misturas de sólidos-líquidos, líquidos-líquidos e gases-líquidos.

 

Vantagens do disco corretamente dimensionado:

– Maior estabilidade
– Maior resistência a abrasividade
– Maior resistência a cavitação
– Maior dissipação de massa por cm3
– Maior transladação de fluidos por aleta

 

 

Fotos do maior disco dispersor do Brasil:

Fabricamos o maior disco dispersor do Brasil

Fabricamos o maior disco dispersor do Brasil

Fabricamos o maior disco dispersor do Brasil

Fabricamos o maior disco dispersor do Brasil

Fabricamos o maior disco dispersor do Brasil

 

Quer conhecer como o disco dispersor é fabricado? 

 

Se você tem interesse em conhecer nossa tecnologia para otimizar sua produção através das hélices, entre em contato direto com o Henrique Linhares. Chame no WhatsApp (11) 94984-2894 ou email: henrique@sohelices.com.br.

Esperamos seu contato.

 

 

Fale conosco para lhe ajudar no processo de fabricação de tinta.

 

Fale conosco pelo WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *