Importância do vereador para pequenas empresas e no desenvolvimento da economia local.

Importância do vereador para pequenas empresas e no desenvolvimento da economia local.

Tema: A importância do voto para vereador para os empreendedores

 

Você sabe a importância da eleição para vereador? Você sabe como o vereador pode impactar diretamente na sua empresa ou apoio ao empreendedorismo?

O vereador é o representante político mais próximo de você. Ele é responsável por leis e ações que impactam diretamente em sua vida. Independente do município, ele atua com políticas simples e de baixo custo com enorme impacto e real-time. Como, redução de burocracias, impostos e facilidades cotidianas.

A maioria dos candidatos está usando como pauta o movimento do empreendedorismo para azeitar suas candidaturas. O empreendedorismo com pequenas empresas são peças-chaves nos municípios brasileiros. Antes da pandemia existiam 6 milhões de micro e pequenas empresas no Brasil. O que correspondia a 55% dos empregos com carteira assinada no setor privado. Após a pandemia que ainda não acabou, dizimaram cerca de 1,5 milhões de pequenas empresas, além de despejar quase 5 milhões de desempregados em todo o país.

O pequeno empreededor é o principal driver para promover uma distribuição de renda homogênea e justa para todos. Isso ainda tem mais relevância nas pequenas cidades e vai continuar por um bom tempo. O momento que atravessamos pede uma urgente recuperação da economia. Então é natural que essa pauta esteja em evidência nessas eleições, mas o que os vereadores podem fazer sobre isso? Isso não é coisa só do presidente ou membros dos poderes executivos? Não! Ele pode desburocratizar tanta coisa para ajudar o comércio local  que ninguém na esfera federal conseguiria em 4 anos ou 8 anos. Faça uma reflexão e pesquise o histórico e background (experiência) do seu candidato. Veja se realmente ele pode lhe ajudar ou está apenas atrás do seu voto.

À medida que vai se aproximando a data das eleições, mais temos contato com candidatos e suas propostas. Muitas promessas são feitas e muito é dito sobre a idoneidade dos candidatos, mas, como saber quem possui a ficha limpa? No site do TSE, é possível verificar a situação de todos os candidatos do país para as eleições 2020.

Acesse os endereços abaixo e pesquise tudo sobre seu candidato. Veja se ele está falando a verdade ou não.

Candidaturas e Contas Eleitorais: https://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/

Apresenta informações detalhadas sobre todos os candidatos que pediram registro à Justiça Eleitoral e sobre as suas contas eleitorais e as dos partidos políticos.

 

Programa Cidadania: https://programacidadania.org.br

 

Guia do Voto: https://programacidadania.org.br/guia-do-voto/

O Guia do Voto 2020, produzido e assinado pelo sociólogo Humberto Dantas, é uma iniciativa para explicar como funcionam os processos da democracia representativa em exercício no Brasil. Ou seja, aquilo que impacta na nossa vida, no nosso dia a dia e no que acontece ao nosso redor.

 

Você sabe o que é a Lei Ficha Limpa?

A “Lei da Ficha Limpa” (Lei Complementar nº. 135), aprovada em 2010, tem o objetivo de impedir a eleição de candidatos a cargos políticos, que tenham sido condenados por órgãos colegiados (no mínimo, três juízes participaram da decisão). Além disso, se o candidato tiver o mandato cassado ou renunciar para evitar a cassação, também se torna inelegível.

O site da Câmara Municipal da sua cidade deve ser uma fonte de informação. Lá têm de estar listados os projetos de lei apresentados pelo vereador e o estágio que estes PLs estão (em discussão, nas comissões, aprovados ou rejeitados). Tem de ter ainda a lista de presença nas sessões e nas comissões. Lembre-se cada vereador integra uma das comissões da casa (finanças, constituição, transporte, saúde, etc). Seu vereador tem comparecido a todas as votações? De qual comissão ele participa? E como votou cada projeto? Tem de estar tudo registrado no site. Assim como é fundamental que estejam publicadas as contas do gabinete: quanto de dinheiro foram gastos para pagar funcionários, material de escritório, combustível, aluguel de carro, dentro outros custos. Caso você não encontre estas informações, que são um direito do cidadão, comece uma campanha cobrando o presidente da Câmara e o seu vereador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *