Estivemos no Forum SAP – Brasil 2017

Estivemos no Forum SAP – Brasil 2017

Aumento da produtividade, controle absoluto e qualidade máxima à indústria.

Em sua 21ª edição, o Forum SAP Brasil apresentou detalhes da quarta revolução industrial e transformação digital. Considerado um dos maiores eventos de negócios e tecnologia da América Latina, o encontro deste ano aconteceu nos dias 12 e 13 de setembro, no espaço Transamérica Expo Center, em São Paulo, e teve como tema a inovação e a transformação digital na prática – registrou mais de 8 mil participantes.

O objetivo principal foi apresentar como as novas tecnologias, o Big Data, Machine Learning, IoT, Blockchain e Inteligência Artificial já estão alavancando a inovação, a reinvenção e a transformação de negócios em grandes, médias e pequenas empresas.

Desde sua primeira edição, o SAP Forum mostra a importância de uma constante inovação para os negócios de empresas de todos os portes. Nos últimos anos, a transformação digital foi tema dominante do evento que, nesta edição, trouxe resultados concretos de setores que já trilham a nova jornada tecnológica e usufruem de seus resultados para os negócios.

 

SAP - Forum Brasil 2017
Palco principal com sessão exclusiva do Shark Tank Brasil no SAP – Forum Brasil 2017

 

O fato é: Estamos vivendo a quarta revolução industrial.

Antes, vivíamos em uma realidade em que os sensores ‘falavam’ e pouco se aproveitava de suas ‘palavras’. Com as tecnologias disponíveis atualmente é possível não apenas entender, mas falar a mesma linguagem das máquinas. O resultado disso? Processos produtivos ágeis, rápidos, com capacidade de aprender e corrigir.

A transformação digital que está cada vez mais presente em nosso cotidiano é um processo no qual as empresas fazem uso da tecnologia para melhorar o desempenho, aumentar o alcance e garantir resultados melhores. É uma mudança estrutural nas organizações dando um papel essencial para a tecnologia.

Trata de uma mudança radical na estrutura das organizações, no qual a tecnologia passa a ter um papel estratégico central, e não apenas uma presença superficial. Isso leva tempo e consome recursos, mas não são só as grandes organizações que podem implantar programas de transformação digital, até porque isso não se resume a quem tem mais dinheiro.

Especialmente neste ano contou com palestras de grandes nomes na abertura, entre eles o diretor do Cubo, Flavio Pripas, além de mais de 400 sessões de conteúdo divididas em categorias, como Tecnologia e Plataformas, Compras, Finanças, Recursos Humanos, Cadeia de Suprimentos e Marketing, por exemplo. Para enriquecer os debates sobre transformação digital estarão presentes executivos da própria SAP: Pat Bakey, presidente da SAP Industries; Jennifer Morgan, presidente para Americas e APJ de Global Customer Operations, e Mala Anand, presidente global de SAP Leonardo e Data & Analytics.

Tudo para você reimaginar seus negócios na Economia Digital.

Outro grande destaque desta edição para mostrar inovação de forma prática será uma sessão exclusiva do programa Shark Tank Brasil. Os jurados Cristiana Arcangeli, João Appolinário, Camila Farani e Caito Maia simularão uma negociação ao vivo, com a participação de quatro startups.

 

Principais pontos

SAP Digital Boardroom
A sala de comando do futuro é um portal de gerenciamento corporativo da próxima geração, que transforma as reuniões de diretoria em uma verdadeira experiência digital em tempo real. Líderes poderão monitorar, simular e realizar mudanças utilizando grandes telas sensíveis ao toque, que fornecem contexto de negócios e dados reais alinhados e detalhados para obter as melhores tomadas de decisão em tempo recorde.

Indústria 4.0
Apresentação de uma simulação de planta em pequena escala digitalizada, que permite demonstrar cenários de IoT (Internet das Coisas) com SAP Leonardo. Ela ilustra potenciais benefícios do gerenciamento integrado de toda a cadeia de produção conectada, permitindo decisões em tempo real sobre produção, manutenção e gerenciamento de ativos.

SAP Ariba
O futuro de qualquer cadeia de suprimentos está não só na automatização dos processos, mas em mudar a perspectiva para obter uma visão macro e holística. No showcase SAP Ariba será possível ver como a tecnologia pode integrar todo o processo de compra da organização e gerenciar toda sua cadeia de suprimentos de forma simples e gerando valor para o relacionamento com os fornecedores.

Vitrine Inteligente
Todo o potencial machine learning para transformar a experiência do cliente. Entre as aplicações, uma vitrine digital inteligente detecta o rosto do cliente em frente a ela e inicia o processo de digitalização do vestuário, capturando dados como quais acessórios ele está utilizando, quais as emoções demonstradas e outras informações que poderão ser utilizadas durante a experiência do cliente.

 

Como podemos resumir o evento?

Henrique-Noboru-Linhares

 

Participamos de um excelente evento onde há provas concretas que estamos em um novo período no contexto das grandes revoluções industriais. Com fábricas inteligentes que garantem melhores resultados e eficiência, severas mudanças na cultura, cadeia de valor e nos processos de fabricação e controles para aferições de tudo. Isso em qualquer segmento, em: saúde, finanças, transporte, fitness, infraestrutura, varejo, indústria à energia.

Um cenário onde o software com certeza será mais valioso que qualquer máquina ou estrutura. Com robôs colaborativos de tamanho compacto, trabalhando lado a lado às pessoas em total segurança. Ou seja, quebrando paradigmas ao automatizar postos de trabalho nunca antes pensados na indústria.

 

Henrique Noboru Linhares (Gerente Executivo da Só Hélices).
Email: henrique@sohelices.com.br / WhatsApp: (11) 94984-2894

 

 

Fotos e Vídeos do Forum SAP Brasil 2017

Maquete eletrônica de uma planta fabril, 100% automatizada
Maquete inteligente de uma planta fabril, 100% automatizada com integração com VR.

 

 

Demonstração dos avanços constantes da indústria 4.0
Demonstração no stand da SAP dos avanços constantes da indústria 4.0

 

SAP-_forum_industria-4_0_14

 

SAP-_forum_industria-4_0_06

 

SAP-_forum_industria-4_0_05

 

SAP-_forum_industria-4_0_03

 

Energia limpa e totalmente sustentável com controle absoluto do SAP HANA.
Energia limpa e totalmente sustentável com controle absoluto do SAP HANA.

 

SAP-_forum_industria-4_0_11

 

SAP-_forum_industria-4_0_12

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *