Entregamos 410 discos dispersores para tintas automotivas

Entregamos 410 discos dispersores para tintas automotivas

Tempo de leitura do artigo: 7 minutos.

 

Disco dispersor para fabricação de tintas automotivas.

A maior fabricante de tintas automotivas do Brasil atualizou seus dispersores com nossa tecnologia embarcada de alta mistura.

O desgaste das aletas promoviam enormes custos invisíveis para as fábricas, aumentando o tempo de produção, cavitação e insuflação.

Entregamos para a maior fabricante de tintas automobilísticas do Brasil, um total de 410 discos dispersores com tecnologia híbrida para alta mistura e homogeneização. Localizada no estado de São Paulo, a fábrica é referência técnica quando o assunto é pintura, repintura automotiva e especiais.

As hélices serão utilizadas para potencializar a abertura dos pigmentos e dióxidos, principalmente o titânio, nas linhas: sólida, metálica e perolizada. Evitando retrabalhos e o uso contínuo em moinhos verticais e horizontais. Intensificando o padrão de pré-moagem apenas dos dispersores. Os diâmetros entregues orbitam entre 50mm até 380mm. Ambos fabricados em aço inox 304 e 316L, com diversos acabamentos especiais como: tungstênio, cerâmica, teflon e eletropolimento estendido. O ambiente e cenário de trabalho dos batchs eram de 50 litros até 3000 litros.

Nossa tecnologia embarcada para alta dispersão é a evolução técnica do disco dispersor tipo cowles, que já caiu no efeito da obsolescência programada. Os dentes simétricos, extremamente leves, garantem segurança com performance na abertura dos pigmentos e dióxido de titânio.

Todos os dias os empresários brasileiros percebem que fechar os olhos para a indústria 4.0 é decretar sentença de morte. Investir em hélices dedicadas é vantagem competitiva em todos os steps de produção.

Conheça a opinião dos nossos clientes.

Temos índice zero de insatisfação no Reclame Aqui, Procon, Youtube, Google, Facebook

 

Plano de Ação:

Foram necessárias 11 visitas técnicas à fábrica e três meses de profunda imersão no processo de fabricação das linhas, para exato entendimento de todas as etapas e quais deveriam receber atenções dedicadas. Aplicativos foram instalados nos celulares dos gestores de produção para aferir o tempo de cada reação química.

Utilizamos o CFD (Computer Fluid Dynamics/Computação de Fluidos Dinâmicos) para determinar qual a dissipação correta de massa por centímetro cúbico (cm³) em cada tacho e tanque.

Leitura do comportamento do fluido do disco dispersor
Software de CFD para leitura do deslocamento da matéria prima ocasionado pela tecnologia híbrida.

 

Problemas Identificados:

Muitas helices encontravam-se com aletas praticamente desgastadas pelo atrito mecânico. Idenficicamos que 56 dispersores de tintas sofriam desgastes severos por erosão – além de sofrem outros tipos de desgastes como:  corrosão ou abrasão. As principais causas eram o inapropriado dimensionamento das hélices obedecendo o critério ultrapassado de 1/3 do diâmetro e a presença de partículas sólidas das matérias primas.

Em razão da má eficiência das peças desgastadas e o ciclos de trabalho (RPM) minimizados, ocasionavam diretamente em perdas de produtividade e retrabalhos.

Disco dispersor desgastado pelo uso
Hélices com aletas desgastadas e disformes promovendo cavitações e trepidações

 

Detalhes da Entrega:

Padronizamos que a vida útil – normal – de cada peça orbitará de aproximadamente 1.000 horas até 30.000 horas trabalhadas. Entregamos 410 hélices para uso em laboratório e produção, perfeitamente compatíveis com todos os  dispersores fabricados no Brasil e Alemanha. Todas os discos foram fabricados 100% no Brasil, na cidade de São Paulo. Balanceamos aleta por aleta em um processo altamente controlado para potencializar ainda mais a estabilização em média e alta rotação.

Estabelecemos que todos os discos seriam entregues com o orifício central padrão de 10mm, 20mm e 30mm, justamente para facilitar a personalização inloco pelo departamento de manutenção. Algumas peças receberam acabamentos em carboneto de tungstênio que tem excelente resistência ao desgaste por erosão. Todas as peças de laboratório foram entregues com aço inox 316L e acabamento eletropolido. 

Disco dispersor de tintas em aço inox em diferentes tamanhos
Hélices de alta dispersão com diâmetros de: 80mm, 100mm, 125mm, 150mm, 180mm, 200mm, 250mm, 300mm, 350mm e 380mm.

 

Características Técnicas:

  • Tecnologia: Híbrida
  • Ambiente de Trabalho: Laboratório e Produção
  • Diâmetro: 50mm, 80mm, 125mm, 150mm, 180mm, 200mm, 250mm, 350mm e 380mm.
  • Material: Aço Inox 304 e 316L
  • Acabamento: Teflon, Tungstênio, Cerâmica e Eletropolido
  • Segurança: Balanceado aleta por aleta

 

Veja Também:

seta Misturador e Dispersor para tintas de alta densidade

seta O menor disco dispersor tipo cowles já fabricado no Brasil.

seta Entregamos o maior disco de alta dispersão e homogeneização do Brasil

 

O que é o Disco Dispersor com tecnologia híbrida?

O disco híbrido é a evolução técnica da hélice dispersora do tipo cowles.  É uma hélice solubilizadora de alta performance para trabalhar em diversos ambientes, volumes e densidades. A grande eficiência deve-se ao design especial das aletas impulsoras. O perfil e grau de inclinação de seus dentes, aliado à alta velocidade gera uma ação mecânica direta, impondo uma velocidade extremamente alta ao material/fluido, criando uma intensa turbulência que envolve o equipamento.

Através do movimento do disco, o material é centrifugado e, à medida que atinge altas velocidades, entra em choque com o produto de menor velocidade na periferia, provocando assim o “atrito hidráulico”. Este atrito é proporcionado pelo impacto entre as partículas e respectivo cisalhamento.

Através do formato dos dentes inclinados, conjugados com a velocidade de rotação, maximizam o fluxo laminar enquanto minimizam a potência consumida do motor, proporcionando o efeito de alta homogeneização e dispersão.

Trabalha com fluxo radial, que promove o deslocamento de matéria prima para os lados do recipiente, deslocando-se para cima e para baixo de todo o interior do tanque, sendo novamente empurrada pelo movimento das aletas e fazendo a recirculação homogênea de todas as partículas.

 

Fotos dos discos entregues:

Disco dispersor para tintas automotivas e especiais
410 discos fabricados em aço inox 316L e 304
Disco dispersor para fabricação de tintas automotivas e especiais
Hélices compatíveis com todas as marcas de dispersores do mercado nacional e internacional
Dispersor de tintas para fabricação de pinturas e repinturas
Discos em diferentes tamanhos para pintura e repintura automotiva
Disco dispersor de tintas em aço inox 304 e 3016L
Hélices fabricadas com aço inox com certificação de origem.

 

Fotos dos discos que estavam no cliente:

Disco-dispersor-desgastado

Disco-dispersor-desgastado-2

Disco-dispersor-desgastado-3

 

Quer conhecer nossa tecnologia em hélices para potencializar seu processo de fabricação e teste laboratorial? Entre em contato diretamente comigo.

Me chame no WhatsApp: (11) 94984-2894 ou mande um email henrique@sohelices.com.br

Aguardo seu contato.

Abração, Henrique Linhares (Gerente de Vendas e Atendimento)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *