Cores para fachadas x Solidez à luz e intempéries

Cores para fachadas x Solidez à luz e intempéries

Antes e depois da exposição à intempéries

Vermelho, verde, amarelo, azul, rosa… Dizem por aí que a primeira impressão é a que fica. Em casa não poderia ser diferente. A fachada é o primeiro detalhe que se vê, por isso é importante que ela esteja em harmonia.

Ao pintar o rosto da sua casa, você deve levar em conta o estilo arquitetônico, projeto paisagístico, entorno e muitos outros fatores; como a qualidade do produto escolhido e a manutenção da beleza da cor. Uma dúvida muito comum é a escolha da cor ideal. E se tratando das fachadas, essa dúvida acaba sendo ainda maior.

Além de deixar os imóveis mais bonitos e valorizados, as tintas têm a função de proteger as paredes dos desgastes causados pela ação do sol, da chuva e da maresia. Por isso, na hora de escolher uma tinta para pintar a fachada de seu imóvel é fundamental optar por um produto de qualidade, que vai proteger as paredes por muito mais tempo. Para isso, os pigmentos utilizados na formulação desta tinta são os elementos cruciais.

O mercado oferece uma vasta variedade de produtos específicos para fachadas. A melhor opção para quem procura beleza, resistência e durabilidade na pintura de fachadas é adquirir uma tinta cujos pigmentos possuem características específicas para esse tipo de aplicação.

Conclusão: A fachada de uma casa é onde devemos usar os melhores produtos, pois ela receberá a ação do clima todos os dias. Os pigmentos devem apresentar qualidade elevada, evitando o desbotamento e a palidez da pintura, causados principalmente pela exposição ao sol, chuva, maresia e umidade.

Fatores determinantes para se avaliar a qualidade do pigmento utilizado nas tintas de fachadas. É fundamental avaliar a solidez à luz e solidez às intempéries.

Na avaliação de solidez à luz, avalia-se se há o risco de variação nas tonalidades com o passar do tempo em decorrência da exposição à luz. Após a avaliação, os pigmentos recebem uma nota que vai de 1 (não resistente) a 8 (excelente resistência). A avaliação quanto a solidez às intempéries é semelhante à de solidez à luz, porém mais severa pois julga também a ação do tempo, bem como do sol, chuva e poeira.

Obs: A solidez do pigmento depende da concentração utilizada na formulação.

 

Tinta Descascando

 

A maioria das construções usa apenas pintura simples, que tem de ser refeita temporada após temporada por causa da ação das intempéries como: sol, chuva, vento, maresias, etc. Para ter uma pintura mais resistente o truque está, segundo os especialistas, no uso de tintas acrílicas de categoria premium. São tintas de maior qualidade com mais especificidade em matéria prima. Dentro dessa categoria e das super premium há ainda aquelas formuladas especialmente para o combate de um determinado obstáculo, como mofo, sol e chuva e sujeira.Há tintas com ação fungicida que dá mais resistência e durabilidade à pintura. Também tem um acabamento acetinado (nem brilhoso, nem fosco) que cria uma resistência maior para uma eventual lavagem da fachada, recurso que pode ser usado para tirar aquelas manchas escorridas de muros e sacadas, típicas de praia.

 

Escolha da cor ideal
A cor da parede é um fator determinante para o sucesso da reforma de uma casa, mas na hora da escolha surge sempre aquela dúvida: qual a tonalidade mais indicada para fachadas? A escolha da cor é algo muito pessoal, mas podemos ajudar com algumas dicas:

Cores claras ou pastéis são sempre bem-vindas em áreas externas. Pelo fato de possuírem pouca quantidade de corante, normalmente apresentam menor teor de desbotamento.

Cores escuras ou intensas tem como objetivo atribuir destaque a algum elemento da fachada. Por possuírem uma quantidade muito grande de corante, o desbotamento poderá ocorrer de forma mais rápida, especialmente nas cores das famílias dos amarelos, vermelhos, laranjas e roxos, devido à grande concentração de corante de origem orgânica.

Quando você for escolher tintas para ambientes extCores não recomendadasernos, escolha sempre um tom acima (mais fechado) daquele que deseja.
A luz do sol que incide sobre superfícies externas é total, e por isso abre as tonalidades.

Desbotamento

O desbotamento da cor
O desbotamento ocasiona a perda e/ou mudança de cor do produto por ação/degradação da luz solar.

Porque ocorre?
– Fenômeno natural que ocorre em todos os materiais.
– Devido a resistência física e química de alguns pigmentos, as cores que os utilizam podem apresentar um desbotamento mais acelerado.
– Aplicação de tinta sobre superfícies de alvenaria ainda não curadas (menos de 28 dias), devido a sua alta alcalinidade, também provocam desbotamento das cores.
– Presença de cal e/ou outras substâncias de alta alcalinidade, utilizada como uma demão de tinta. Este tipo de substância eleva demais a alcalinidade da parede, causando desbotamento.
– Eflorescência.

 

Como evitar?
– Sendo uma característica intrínseca, principalmente dos pigmentos orgânicos amarelos e vermelhos, recomendamos a utilização de cores mais resistentes em ambientes externos.
– Aguardar a cura do reboco (28 dias).
– Utilizar preferencialmente tintas semibrilhantes.
– Não utilizar cal para pintura da parede.

 

Como solucionar?
– Caso a tinta tenha sido aplicada em superfície não curada, recomenda-se a sua repintura.
– Em caso de desbotamento por limitação do pigmento orgânico, recomenda-se a utilização de um produto semibrilho que, apesar de desbotar, irá resistir por um período maior , ou trocar para uma cor que utilize pigmentos mais resistentes.
– Caso tenha sido utilizado cal e/ou substâncias de alta alcalinidade, é necessário utilizar Fundo Preparador de Paredes e posteriormente a utilização da tinta desejada, preferencialmente semibrilhante.

 

Controle de qualidade dos pigmentos e corantes

Para que a cor da fachada continue sempre bonita e com vivacidade, a recomendamos aos produtores de tintas que sempre verifiquem as especificações técnicas dos corantes e pigmentos utilizados em suas formulações. No momento da escolha do seu fornecedor, mantenha sempre o contato com a equipe de controle de qualidade para monitorar permanentemente a operação.

 

Linhas de pigmentos e corantes com elevada solidez
Exitem várias empresas que dispõe de diversas linhas de produtos destinadas ao mercado de tintas imobiliárias – muitas linhas podemos destacar possuem elevada solidez à luz e intempéries.

Para conhecer os produtos específicos para a aplicação em questão, entre em contato conosco que indicaremos qual o melhor fornecedor de pigmentos, corantes e dispersões pigmentárias para sua produção. Será um prazer atendê-lo!

 

 

2 thoughts on “Cores para fachadas x Solidez à luz e intempéries

    1. Gil, boa dia e desculpe pela demora. Sua mensagem ficou retirada em nosso filtro.

      Envio algumas sugestões, e espero que ainda em tempo.

      http://www.truecolor.com.br | http://www.colormix.net.br | http://www.forscher.com.br
      http://www.multicolor.ind.br | http://www.dynatechbr.com | http://www.exatacor.com.br
      http://www.multicel.com.br | http://www.astaquimica.com.br | http://www.clariant .com.br

      Desejo boa sorte em sua search. Conte conosco!

      Qualquer dúvida, me encontre no WhatsApp (11) 94984-2894

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *