Agitador de laboratório na Universidade Federal do Piauí

Tempo de leitura: 5 minutos
Universidade Federal do Piauí - UFPI

 

Entregamos um agitador de laboratório para o desenvolvimento de pesquisas com borras de petróleo à Universidade Federal do Piauí – UFPI.

O agitador de laboratório foi adquirido para ser utilizado exclusivamente no processo de separação de uma emulsão água vs. óleo (borra de petróleo). Essa emulsão é de grande dificuldade para separação. Diversos meios já foram utilizados não apresentado resultados satisfatórios.

 

Como utilizam os agitadores de laboratório?

De princípio tivemos dificuldades de  iniciar o processo em função da borra ser muito viscosa e precisar de um motor potência o suficiente para realizar a mistura. Conseguimos colocar um motor e iniciar o trabalho. Estamos iniciando essa operação. Os primeiros resultados ainda não satisfatórios, estamos aprimorando no sentido de melhorar a separação.

Por outro lado devemos utilizar a as para preparação de uma suspensão borra de coco babaçu água. Essa situação ainda não foi testada e estamos providenciando os materiais e condições para realizar. Esses são dois projetos diferentes. Um esta voltado para recuperação de material de grande impacto ambiental. A borra de petróleo não pode ser descartada por se tratar de um material extremamente danoso a para o meio ambiente. Não é utilizado em sistemas de geração de energia devido a grande quantidade de água que apresenta. Dessa forma o que seria uma solução será a separação do óleo da água. A separação permitiria a utilização da borra em processos de geração de energia. Já realizamos algumas experiências que se mostraram bastante satisfatória. Estamos tentando melhorar o sistema com esse novo tipo de agitação.

Para a mistura Torta de babaçu água esse misturador se mostra bastante útil. O objetivo é distribuir o material sólido de forma o mais uniforme possível. E como se trata de material orgânico deveremos ter um bom resultado.

 

Veja Também:

seta A melhor hélice para raspar os lados do becker em qualquer densidade

seta O menor disco dispersor tipo cowles já fabricado no Brasil.

seta Entregamos o maior disco de alta dispersão do Brasil

 

O que é o Agitador de Laboratório?

O misturador de laboratório é um Kit composto por uma hélice híbrida ou disco dispersor com uma haste de fixação fabricados em aço inox 316L. Ambos são balanceados e estabilizados para evitar qualquer erro de comunicação com seu equipamento de mistura (furadeira de bancada, dispersor ou agitador).

Através do formato dos dentes inclinados, conjugados com a velocidade de rotação, maximizam o fluxo laminar enquanto minimizam a potência consumida do motor, proporcionando o efeito de alta homogeneização e dispersão.  Trabalha com fluxo radial, que promove o deslocamento de matéria prima para os lados do becker, deslocando-se para cima e para baixo do recipiente, sendo novamente empurrada pelo movimento das aletas e fazendo a recirculação homogênea de todas as partículas.

 

Principais Aplicações do Estudo:

– Adição de componentes para modificação de gel dental
– Homogeneização de dispersões
– Estudo das características físico-químicas do gel dental
– Reduzir aglomerados de partículas;
– Acelerar reações químicas;

 

Características Técnicas:

Fabricada 100% no Brasil.

  • Material: Inox 316L
  • Diâmetro da Hélice: 50mm
  • Comprimento da Haste: 350mm
  • Recipientes de Trabalho: 50ml até 1 litro

 

O que é a UNESP- ICT

A UNESP – Universidade do Estado de São Paulo é uma instituição de ensino gratuita, mantida pelo governo estadual de São Paulo. É 100% pública e está presente em 24 cidades paulistas através de 34 unidades universitárias.

É considerada uma universidade referência nacional em ensino Odontológico para formação de Cirurgiões Dentistas, assim como produção científica e atividades de extensão. O Instituto de Ciência e Tecnologia está localizado na cidade de São José dos Campos, São Paulo.

Conheça: www2.ict.unesp.br

 

Responsável pela aquisição e pesquisa
Professor, Doutor: José Ribeiro Santos Júnior
Engenheiro Químico / CRQ18 – 18.300.001

 

Fotos do Misturador:

Agitador de laboratório na UFPI 2

Agitador de laboratório na UFPI 3

Agitador de laboratório na UFPI 4

Agitador de laboratório na UFPI 5

Agitador de laboratório na UFPI 6

Agitador de laboratório na UFPI

 

Quer otimizar seu laboratório?

Caso você tenha interesse em trabalhar com nossa tecnologia em seus estudos ou teses, entre em contato: henrique@sohelices.com.br / Cel e WhatsApp: (11) 94984-2894.

Espero seu contato.

Um abraço, Henrique Linhares (Gerente de Vendas e Atendimento)

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *